01 agosto 2009

Juntar os Cacos

Mil e quinhentos quilômetros de asfalto e promessas não cumpridas nos separam e o seu vulto me assombra em lugares onde você nunca esteve. Nunca as páginas dos livros e o cheiro de roupa lavada estiveram tão impregnados da sua ausência. Tenho pesadelos acordada às 4 da tarde em frente a sinais vermelhos e me sinto meio morta em vida ao pensar naquilo que nunca seremos. As rosas colombianas nas vitrines das floriculturas me ofendem pessoalmente – são lembretes em vermelho de tudo o que você não me deu. Como se eu pudesse esquecer que você me prometeu o idílio das noites na varanda e me deixou na alma um vazio tão grande que eu passo mais tempo perplexa tentando descobrir o que fazer com sua imensidão do que propriamente triste, como seria de se esperar. Empenhei a parte mais bonita de mim em nome de um tipo de amor sem relógios e sem réguas, na ilusão de que essa idéia – tão linda, tão louca – era nossa. Mas ela era só minha. Não reconheço mais os contornos do meu rosto e nem dos meus desejos agora que o espelho se partiu, e sozinha eu não consigo juntar os cacos. Estou exilada de tudo o que me acostumei a ser enquanto fazia parte do seu mundo. Por isso, em videoclipes imaginários, eu jogo os braços em torno de seu pescoço e te suplico que invente um sonho novo onde eu possa morar.

My own private Brasília

- Todo mundo fala que andar em Brasília é fácil. E, realmente, seria fácil me situar aqui se eu visse a cidade de cima, como um tabuleiro de batalha naval. Mas estando DENTRO da cidade as coisas se complicam. Depois de tantas tesourinhas, eu invariavelmente perco o referencial, e sem bússola que me indique de que lado é o norte e de que lado é o sul, eu sempre acabo sem conseguir chegar na W3.

- É fato: o céu de Brasília tem muito mais pantones.

- Setor de Diversões. Setor Policial. Setor Hípico. Setor Hospitalar. Setor de Autarquias. Setor de Postos e Motéis. Setor Gráfico. Setor de Mansões. Desconfio seriamente de que Lucio Costa tinha TOC.

- A conta é fácil: avenidas de 6 pistas + limite de 60 quilômetros por hora = 6 multas por excesso de velocidade em 6 meses.

- Brasília quer porque quer ser o Rio de Janeiro, e esse delírio wannabe resulta em coisas muito deprimentes, como o desfile das escolas de samba no Ceilambódromo, campeonatos de wakesurf no Lago Paranoá e buzinaços sempre que o Flamengo ganha um jogo (considerando que aqui normalmente as buzinas são acessórios dos carros tão pouco usados quanto, digamos, os aquecedores em Cuiabá).

- Para ir ao banheiro em 99% dos bares de Brasília, é preciso subir ou descer uma escada. É óbvio que o arquiteto que fez esses projetos era abstêmio.

- Quando a minha pele começou a parecer a de um jacaré por causa da umidade relativa do ar ridiculamente baixa de 15%, fui obrigada a rever o que para mim era uma opinião definitiva: a de que hidratante só serve para deixar a gente melecada.